Dormir/Sono

Dormir é mesmo importante?

Na sociedade atual em que vivemos, as horas são muito preciosas. Sabemos que para ser bem-sucedido é necessária dedicação, comprometimento, produtividade, e tudo que venha ao oposto disto é compreendido como “ruim”. Também aceitamos que determinada pessoa é um bom profissional quando tem sua agenda lotada de compromissos que quase são capazes de sobreporem-se. Consequentemente a essa correria da vida adulta, acabamos por lotar os horários das crianças durante a semana com compromissos diversos, pois tempo livre é quase como sinônimo de “fracasso” no futuro.

Eu te convido a pensar no que acabei de descrever acima, e o quanto pode ser ou não similar ao teu cotidiano. Não estou aqui para julgar o que é certo ou errado. O fato é que os horários recheados de afazeres causam uma certa inquietude diária, e que passa a refletir em uma agitação noturna, que pode estar comprometendo a qualidade do sono.

Ao ler o trecho acima é possível nos sentirmos cansados só de pensar nessa quantidade de afazeres que servem como um “pesado recheio” diário. O que acontece é que o nosso cérebro não para de funcionar quando dormimos, diferente do que se pensava em outras épocas. Entretanto, ele precisa reduzir o ritmo para ser capaz de exercer as suas importantes funções durante o sono. Em alguns casos essa aceleração afeta tão diretamente o sono que é possível verificar relatos muito comuns no dia a dia das pessoas como por exemplo:

“acordei exausto”,

“sinto que não dormi nada esta noite”,

“tenho despertado muitas vezes durante a noite”,

“demoro muito tempo a adormecer”, entre outros.

Gostaria que pudesse pensar na seguinte questão e que a sua reposta poderá dizer se dormir é realmente importante: “Quando você não dorme bem como você se sente no dia seguinte?”.

Muitos serão capazes de responder que ficam irritados, outros desatentos, e alguns ainda relatam muita sonolência durante o dia. Portanto, não dormir bem uma noite pode causar efeitos desagradáveis no dia seguinte, certo?

E se você não dormir bem durante 3 dias seguidos? E, durante 1 semana? E, durante 15 dias? Enfim, o que será que acontece quando você fica longos períodos de tempo sem dormir?

O efeito da falta de qualidade do sono está diretamente associada ao período de tempo em que não dorme bem. Ou seja, a pessoa que está a longo tempo sem um sono de boa qualidade vai ter efeitos muito mais prejudiciais a saúde do que aquela pessoa que deixou de dormir bem apenas uma noite.

Em uma próxima postagem explicarei melhor quais são os aspectos essenciais para considerarmos um que temos um sono de qualidade. Mas, por enquanto, gostaria de deixar uma mensagem importante: O sono é importante e se não tivermos cuidado com ele podemos gerar problemas de saúde tanto a curto quanto a longo prazo.

Eu não estou falando apenas do sono de adultos, isso é para todas as faixas etárias, inclusive e, principalmente os mais pequenos. O sono é tão importante quanto comer e beber, passamos cerca de 1/3 das nossas vidas a dormir, é parte essencial da saúde e bem estar. Você é capaz de se lembrar da época em que era uma criança pequenina e começou a aprender como comer, e depois como manter a autonomia de alimentar-se? Pode não lembrar-se, mas um dia te ensinaram que deveria ter bons hábitos de se alimentar regularmente para poder ter energia para brincar e fazer todas as outras atividades do seu dia. Os anos passaram e você manteve o “estar alimentado” para conseguir executar as suas rotinas. Por que com o sono seria diferente?

Pesquisas tem demonstrado que o sono de má qualidade tem impactos na saúde mental, na atenção, memória, aprendizagem, e pode aumentar o risco da pessoa desenvolver obesidade, diabetes e câncer. Portanto, não deixe de cuidar do seu sono, pois também estará cuidando da sua saúde. 

Um comentário em “Dormir é mesmo importante?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s