Cápsulas de Reflexão

Manuais

Nunca falamos tanto sobre tudo. A informação é rápida e feroz. Rápida porque chega no mesmo segundo nas telas dos nossos portáteis. E feroz porque invade a nossa vida sem pedir licença. Nós somos invadidos por informação de todo o tipo o dia todo. Inclusive aquelas informações que não nos interessa. Ou ainda, a informação que não queríamos saber.

Essa velocidade pode nos tornar pouco esforçados para obter as informações que realmente precisamos. Se temos um grupo no Facebook sobre determinado assunto, não vamos ler, vamos perguntar. Queremos tudo mastigada e vamos nos acostumando a não ler. Não refletir. Não buscar por nós mesmos soluções. É melhor perguntar. Perguntamos para o Google ou mesmo para desconhecidos de um grupo. Queremos manuais.

Guias prontos que expliquem os passos principalmente se for de maneira bastante objetiva, didática e com fotos. Estímulos demais, velocidade demais, excessos. E não paramos para pensar a razão de agirmos assim. Agimos. Não pensamos. Queremos mesmo manuais.

Espere um momento! Quem escreve esses manuais? Quem dita as regras do que é certo ou melhor a ser seguido na sua vida?

Alguém que me ensine como ser independente, ter sucesso, dormir bem, comer bem, ser saudável, ter uma vida fantástica (tipo aquelas que o Instagram mostra), ser bons pais, criar filhos fantásticos, o melhor momento para comprar uma casa, para ter um cachorro, para ter filhos…. tiramos a responsabilidade de cima de nós. Um falso passo de leveza dado com um grande e pesado manual. Será que isso é o melhor para você?

Talvez o problema esteja em querer que tudo esteja dentro do esperado, e quando não é, adoecemos. Mas a graça da vida é que ela não segue um manual e precisamos conhecer de nós para seguir um fluxo com problemas a serem superados a cada dia, sem que eles signifiquem que nossa vida é pior. Será que o dia que vivermos sem o manual nas mãos, não seja um dia mais leve?

Nathália B. Becker  ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s