Dormir/Sono

O sono e o bebê

Este é um daqueles assuntos nos quais eu, com a minha humilde inexperiência na maternidade, acreditava que não iam impactar tanto a minha vida. Quando ouvia das pessoas sobre a importância de dormir e descansar bem antes da chegada do bebé eu não dava muita credibilidade. Apesar de ter vivido momentos críticos com relação ao sono do meu bebé e ao meu, continuo achando que acumular muito descanso acaba por não resolver a situação.

[Estudar sobre o sono não nos faz imune as dificuldades com o sono, principalmente quando falamos do sono de um recém-nascido]

Sabemos da importância do sono para as nossas vidas. [Se você ainda não sabe ótima oportunidade para ler meu post sobre o assunto.] Quando aquele tão esperado bebé chega ao mundo a nossa vida vira de ponta cabeça, inclusive e principalmente, o nosso sono. Este pequeno ser que acabou de sair de um ambiente escuro e apertadinho, chega cá fora e tem que se adaptar a milhares de situações inéditas. E uma delas é o sono. Os bebês ainda não tem o ciclo circadiano bem definido, isso significa que não conseguem ainda distinguir o dia da noite. Assim, toda hora é hora, quando tem fome choram, quando tem algo na fralda que incomoda choram, quando alguma outra coisa incomoda adivinhem, choram também. O choro é a forma com que conseguem se comunicar e é através deste som que ele demonstra que algo não vai bem. Portanto, é preciso ir verificar o que se passa.

Os cuidados que temos que ter são imensos, cansam e precisamos recuperar as nossas energias dormindo para conseguir voltar a fazer todos os afazeres. Bem puxado isso não é mesmo? Por isso, este tema é a grande preocupação de muitos pais e mães.

Já pensou o porque nos preocupamos tanto com “o sono do bebê”? 

Parece que muito naturalmente as pessoas quando estão próximas de uma mamãe de um recém-nascido perguntam logo como vão as noites. Todos parecem que querem saber se a pessoa dorme bem, chega a ser uma pergunta muito maldosa, pois na maioria das vezes a resposta opõem-se ao ideal de um sono reparador. O pior disto é que a maioria daqueles que já foram pais sabem qual deve ser a mais provável das respostas.

 

Apesar de sempre existirem bebês que dormem muitas horas, uma das indicações médicas durante o primeiro mês do recém-nascido é que se alimente pelo menos a cada três horas. Isto significa que em lugar algum do mundo, a mãe que segue essa recomendação vai conseguir ter um sono maravilhoso. Este é só um exemplo, já que eu não estou aqui para dizer o que é certo ou errado a se fazer. Cada criança tem uma história, um pediatra, e pais/cuidadores que vão saber qual a necessidade deste ser humano tão pequeno.

[Os bebês são diferentes e é importante respeitar suas necessidades individuais] 

Esta necessidade em saber e desejar que o bebê durma a noite toda vem, em grande parte, da necessidade de PRODUÇÃO. Na maioria das famílias os pais precisam trabalhar para manter as despesas em dia, para isso ocorrer de forma eficaz precisam de boas noites de sono. Então vira uma bola de neve de noites mal dormidas – trabalho realizado ineficazmente – problemas e/ou dificuldades em manter-se no trabalho – irritabilidade, e por aí vai. Então os pais buscam ansiosamente soluções para que o bebê durma bem, durma uma noite inteira.

É totalmente compreensível que o ritmo diário faça com que necessitemos que os mais pequenos durmam como nós. Mas vou ter que lhe dar uma má notícia:

OS BEBÊS TEM RITMOS DO SONO DIFERENTE DOS DE UM ADULTO

Isso significa que eles tem necessidades de sono muito diferentes de um adulto, não somente relacionado a quantidade de horas diárias, mas também com relação ao ciclo do sono.

Mas afinal, quantas horas um bebê necessita dormir? 

Durante o primeiro ano do bebê o número de horas vai variando de acordo com a necessidade do desenvolvimento. Este assunto é riquíssimo, mas neste momento vamos nos ater apenas a quantidade de horas.

0 – 1 mês

O bebê vai dormir em média 16 a 17 horas no total por dia.

O sono noturno será em torno de 5 a 6 horas.

Neste período do desenvolvimento ele aguentará cerca de 45 a 60 minutos acordado entre os cochilos.

Cada cochilo terá a duração de 45 minutos a 3 horas em média.

1 – 6 meses

O bebê vai dormir em média 15 a 16 horas no total por dia.

O sono noturno será em torno de 2 a 5 horas.

No período do desenvolvimento de 2 a 3 meses ele aguentará cerca de 1 hora acordado entre os cochilos. Cada cochilo terá a duração de 1 a 3 horas em média.

Quando o bebê estiver entre os 3 e os 6 meses, aguentará cerca de 1h30 a 2 horas acordado entre os cochilos. Sendo que cada cochilo terá a duração de 1h30 a 2h30 em média.

6 – 12 meses

O bebê vai dormir em média 14 horas no total por dia.

O sono noturno será em torno de 3 a 4 horas.

No período do desenvolvimento de 6 a 9 meses, ele aguentará cerca de 2 a 3 horas acordado entre os cochilos. Cada cochilo terá a duração de 45 minutos a 2 horas.

Quando o bebê estiver entre os 9 e os 12 meses, aguentará cerca de 3 a 4 horas acordado entre os cochilos. Sendo que cada cochilo terá a duração de 1h30 a 2h30.

Estes são padrões médios e, como eu disse anteriormente, não podem ser levados de forma rígida. É sempre importante que possamos conhecer a necessidade do bebê, respeitá-la e supri-la. Não se esqueça que ele está em um desenvolvimento acelerado e que a necessidade dele para responder de forma adequada a esse desenvolvimento é muito diferente do nosso.

[Uma noite inteira de sono para o bebê equivale a 5 horas] 

Eu compreendo quando me dizem que é difícil, e de fato é. Se você está passando por um momento difícil com o sono do seu bebê eu sugiro que lembre-se que irá passar, todos nós crescemos e logo o seu bebê não vai ser mais bebê e não irá depender tanto de você. É claro que existem casos mais delicados com relação ao sono, mas a maioria não o é. Se você estiver passando por alguma situação muito complicada o melhor é sempre buscar profissionais especializados para te auxiliar no processo.

Durma bem,

Cuide da saúde.

Nathália B. Becker 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s