Cápsulas de Reflexão

Respirar

Gostaria de falar sobre respiração. É um comando automático do nosso sistema nervoso. Não ficamos pensando para respirar. Ok! A maior parte da nossa vida não nos lembramos desta pequena função tão importante para a vida não é mesmo?! Só saímos por aí respirando e vivendo até a hora que paramos de respirar.

Um susto. Uma ansiedade. Um nervosismo. Seja o que for, e mesmo por pequenos segundos paramos e mudamos o ritmo dessa respiração. Nosso corpo entende que estamos em perigo e precisamos oxigenar muito rapidamente o cérebro. E assim, para poder dar conta da demanda que estamos exigindo do nosso corpo naquele momento. E aí surge aquela dor de cabeça. Quer saber de uma dor chata que atrapalha e até nos impede de executar as tarefas é isso. Dor. Acaba o dia. E tudo porque? Não respiramos direito. Passamos comandos de alerta para o corpo diante de situações extremas de ansiedade ou estresse, por exemplo. Pronto! Acabou o dia. Aquele dia que tinha tudo para ser bom.

Há situações que vivemos e não somos capazes de controlar. É claro que não estou falando de perfeição, mas de realidade. A diferença é que se formos capazes de estar conscientes daquilo que nos é difícil, é possível nos adaptar melhor aos problemas. Respirar é algo muito bom mas, em alguns momentos, se estiver no automático pode nos trazer um certo desconforto. Isto pode ser uma resposta a nossas emoções negativas. Num primeiro momento pode não fazer sentido. Mas pare. Ouça novamente.

Em muitas situações exigimos mais do que somos capazes e nosso corpo responde. Às vezes é uma resposta com um sintoma desagradável de imediato. Outras vezes o sintoma é sutil ou demora a aparecer. E se você começar a respirar? Sabe aquela situação em que você está próximo a um colapso. Talvez não tenha mais nada a ser feito e você desconta tudo em si mesmo. Porque não parar e respirar? Respirar o ar fresco logo que acorda. Parar um breve momento quando está próximo a árvores e sentir aquele cheirinho que elas exalam. Respirar. Uma respiração consciente. Uma respiração sem pressa. Mesmo que seja apenas alguns segundos. Parar um tempo para respirar é uma atitude de autocuidado.

Sentir o ar entrar.

Sentir o ar sair.

Sentir seu corpo a funcionar.

Sentir.

Respirar.

Bem estar.

Nathália B. Becker  ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s