Dormir/Sono

Uma boa noite de sono

É possível que você tenha encontrado este texto para tentar solucionar alguma dificuldade relacionada ao sono. Para alguns de nós dormir pode ser bem simples, é como encostar a cabeça no travesseiro fosse possível acionar um botão de OFF para o dia. Só que para cerca de 45% da população mundial não é bem assim que acontece (World Association of Sleep Medicine, 2016). Significa que quase metade das pessoas do mundo tem algum problema do sono, sendo considerada uma epidemia global.

Se você tem alguma queixa ou dificuldade relacionada ao sono, há uma boa notícia: a maioria delas é de fácil prevenção e tratamento.

O sono é uma necessidade humana básica, como comer e beber, sendo assim a manutenção da boa qualidade do sono é parte essencial da saúde e bem-estar. Tal como quando eu deixo de me alimentar nos horários que estou habituada e sinto-me bastante irritada, o mesmo acontece quando eu não durmo bem. Não é difícil perceber no seu dia a dia as consequências de uma noite mal dormida. Por isso, o impacto da insuficiência e da pobre qualidade do sono tem demonstrado efeitos prejudiciais a saúde tanto a curto quanto a longo prazo.

O que exatamente pode ser prejudicado ou gerar riscos para a minha saúde devido a noites de sono ruins?

  • Memória

  • Atenção

  • Aprendizagem

  • Pele

  • Imunidade

  • Obesidade

  • Diabetes

  • Cancro

  • Saúde mental

O impacto do sono de má qualidade na saúde é tão amplo que cada vez mais tem-se verificado novos estudos que demonstram ainda mais impactos.

Os impactos negativos são evidentes, mas isto não melhora a dificuldade em manter um bom sono. Então vou lhe dizer um pouco sobre três principais aspectos que são necessários para um sono de boa qualidade:

  • Duração

O tempo de sono (duração) deve ser suficiente para que a pessoa esteja descansada e alerta no dia seguinte.

  • Continuidade

Os ciclos de sono devem ocorrer continuamente sem interrupções.

  • Profundidade

O sono deve ser suficientemente profundo para ser restaurador e a pessoa se sentir recuperada.

Portanto, quando nos sentimos um pouco cansados ao despertar, um ou mais desses elementos não são adequados, necessitando assim de algum ajuste.

Eu posso compensar as horas de sono mal dormidas durante a semana em um único dia? 

Quem nunca pensou nisso? Essa semana está cheia de coisas a serem feitas então vou dormir o mínimo possível durante a semana e no sábado compenso.

Essa não é uma solução eficiente, porque precisamos de horas de sono mas, precisamos também da continuidade do sono com boa qualidade, caso contrário, vários aspectos da nossa saúde serão impactados negativamente.

Resumindo, a duração, a continuidade e a profundidade devem estar em harmonia.

Durma bem,

Cuide da saúde.

Nathália B. Becker

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s