Cápsulas de Reflexão

Dizer Não!

Olá! Tudo bem?

Sim, está tudo ótimo.

Um começo de conversa comum e que pode levar a ramificações inimagináveis. Queremos mesmo saber como o outro está? Ou estamos preocupados em seguir os bons modos? Há momentos em que parece que queríamos mesmo é sermos bastante sinceros para dizer! NÃO. São raras as pessoas que temos a liberdade de responder essa pequena questão de maneira sincera. Só que ao mesmo tempo que temos a liberdade para sermos sinceros, essa sinceridade não pode se repetir com uma frequência negativa ao longo de muitos dias. Aparenta que somos chatos, insatisfeitos, ou ainda, incapazes de manter um bom relacionamento entre as pessoas que convivemos.

Já pensou o impacto que o não tem na sua vida?

Uma coisa que aprendi com a cultura portuguesa foi que você pode dizer de maneira objetiva se quer ou não algo. Eu estava em uma loja de crianças e as vendedoras estavam a me oferecer coisas de todo o tipo, mas eu queria apenas procurar algo bastante específico para o meu filho. Logo que eu falava não quero obrigada, eu recebia alguns olhares. Algumas pessoas ainda insistiam com outras coisas, outras ficavam assombradas olhando como se eu fosse um E.T. A questão é que não somos obrigados a dizer sim pra tudo, as vezes é preciso dizer um não para algo.

Você sabe dizer não? E você sabe receber não?

Lidar com as situações que não são como gostaríamos e administrar o uso de uma palavra de três letras parece simples. Pode ser simples se você consegue perceber que o não associado a algo negativo e frustrações nem sempre é ruim.

Eu posso dizer não por que algo não vai bem, não me agrada, não é meu desejo. Respeitando os meus limites. Só que precisamos conhecer quais são os nossos limites, quais são os nossos desejos, quais são as nossas vontades. Temos o costume de falar o que não gostamos que o outro faça para nós. Não paramos um momento para olhar o que não queremos para nós. E nós? Como o não te afeta?

 

Nathália B. Becker ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s