Dormir/Sono

O que eu queria que todos soubessem sobre dormir

São tantas coisas que eu queria que você soubesse que nem sei por onde começar. Vou começar do início da vida quando por diversas razões fisiológicas relacionadas ao nosso desenvolvimento ainda não sabíamos como dormir uma noite toda. Éramos embalados e aconchegados. Virávamos um charuto envolto em manta e nos assustávamos com facilidade, muitas vezes com o nosso próprio corpo. Não “sabíamos” dormir.

Dependendo da época em que você nasceu seus pais ensinaram, ou tentaram te ensinar, a dormir de maneira adequada. Eu queria que você soubesse que o seus pais não são capazes de ensinar aquilo que eles ainda não sabem. Não os culpe se nessa fase eles não te ensinaram bem. Talvez eles mesmo também tinham problemas em dormir.

Crescemos e os medos chegam. Temos medo de tudo e mais um pouco. Acordar e ir a cama dos pais talvez fosse uma segurança em parte da noite. Eu queria que vocês soubessem que é importante sentir-se seguro para uma noite tranquila.

Aos poucos vamos sendo influenciados pelo ambiente em que estamos inseridos. Isso significa que as pessoas que convivemos, o local em que moramos, e todo o entorno que há na nossa vida, se torna parte de quem somos e a maneira com que agimos. Eu queria que você soubesse que o ambiente em que está inserido influencia as tuas noites de sono.

Construímos uma rotina que faz sentido dentro das nossas atividades/necessidades. Fazemos mais ou menos as mesmas coisas em uma certa sequência. Isso não significa que seja ruim. Na verdade, é bastante positivo quando essa rotina é ajustada de maneira adequada. Fazemos o mesmo com as crianças. Uns acordam, tomam banho, se alimentam e vão ao trabalho. Outros, acordam, mudam de roupa e vão ao trabalho. Cada um tem uma sequência. Você já parou para pensar qual é a sua? Eu queria que você soubesse que uma rotina ajustada adequadamente é essencial para melhorar a qualidade do seu sono.

Nos dias de hoje utilizamos diversos aparelhos eletrônicos: celulares, televisões, notebooks, tablets. Algumas pessoas até se utilizam de mais de um tipo ao mesmo tempo. Ficamos expostos a muitos estímulos durante o dia e durante a noite. Nosso corpo preparado para se organizar nos momentos quando precisamos estar acordados (dia) e naqueles que precisamos estar dormindo (noite) de acordo com a luz do dia, sofre com esse estímulos. Eu queria que você soubesse que a luz azul (contida em eletrônicos) exerce um efeito negativo na qualidade do seu sono.

Os teus pensamentos vão com você para cama e se “desligar” fica muito complicado? A insatisfação com aspectos profissionais, pessoais, ansiedades, emoções, preocupações, se te deixam dormir talvez te deixem mais cansados durante o dia. E se não te deixam dormir, fazem com que você fique cansado e com sonolência diurna. Eu queria que você soubesse que a qualidade do sono e as emoções estar relacionadas de maneira com que funcionem juntas.

Os eventos da nossa vida, as vezes, nos metem em situações bastante desconfortáveis que fazem um efeito bola de neve. Vou te deixar um exemplo:

Estresse intenso no trabalho > aumento da irritabilidade > maior disposição a conflitos interpessoais > impaciência em casa com os familiares > explosão de emoções negativas com algo pequeno que não deu certo > alimenta-se de qualquer coisa culpando o stress > não para de tentar resolver os problemas que não conseguiu resolver enquanto estava no trabalho > frustração e sentimento de culpa por não ter conseguido resolver > ansiedade pelo dia seguinte > sono > não desliga o celular tentando encontrar algo que possa aliviar sua ansiedade > sente mais ansiedade > pensamentos que não param > não consegue dormir > dorme poucas horas > irritabilidade aumenta junto com o cansaço e a sonolência.

Todos nós temos um tipo de resposta para o estresse, por exemplo. Mas eu queria que você pudesse perceber o quanto isso faz uma bola de neve que se continuar rolando na ladeira, só vai ficando maior. Eu queria que você soubesse que há maneiras de resolver as dificuldades para dormir e que elas podem te auxiliar no teu bem-estar diário. Talvez os problemas não se acabem mas você seja capaz de resolvê-los de uma maneira mais adequada.

 

[Quando aprendemos a cuidar do nosso sono podemos evitar uma série de problemas de saúde mental e física. Lembre-se o sono é um dos pilares da saúde, cuide dele adequadamente e experimente mudanças na sua vida]

 

Nathália B. Becker  ♥

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s