Dormir/Sono, Uncategorized

Quer ser mais produtivo?

Você já pensou que é capaz de ser mais produtivo melhorando a maneira como gerencia as suas horas de sono? Este texto tem a intenção de auxiliar você a compreender melhor o que pode fazer na prática para ter um dia muito produtivo.

PRODUTIVIDADE

Antes de mais nada é importante falar um pouco sobre produtividade para evitar equívocos ao longo do texto. A maioria de nós entende a produtividade como aquelas atividades que realizamos com uma compensação financeira. Mas a verdade é que produtividade pode ser tudo aquilo que você executa na sua vida com a finalidade de produzir algo. Pode ser desde algo simples até mais complexo, por exemplo, limpar a casa, estudar, escrever, trabalhar, resolver problemas no banco… tudo isso pode ser considerado como tendo um produto final, não importando se esse produto é palpável ou não.

Por isso, vamos falar desse tipo de produtividade no seu dia a dia e você poderá ser muito recompensado se entender a amplitude do conceito e utilizar de dicas para conseguir uma noite boa.

Quem não quer ser produtivo?

Todos nós não é mesmo? A produtividade é uma área da nossa vida tão importante quanto os nossos relacionamentos interpessoais. Se uma pessoa tem alguma questão relacionada a sua produtividade provavelmente vai acabar experimentando sintomas não muito agradáveis que podem variar enormemente entre as pessoas mas que podem causar doenças mentais sérias e que precisam de atenção. Dificuldade em sair de casa, em se relacionar com outras pessoas, desânimo, melancolia, vontade de dormir muitas horas ou insônia, compulsão alimentar, ansiedade, entre outros…

Antes de tudo conseguir compreender que você pode ser produtivo mesmo que não tenha um trabalho remunerado é um primeiro passo. Até porque uma pessoa pode ter objetivos muito diferentes em momentos da sua vida que podem levar a escolhas como a de não trabalhar formalmente. Isso não significa que essa pessoa não é produtiva muito pelo contrário: será produtiva se estiver produzindo algo. Pode ser cuidar dos filhos, estudar para um concurso, planejar um novo projeto… e por aí existe uma infinidade de situações.

 

RECONHEÇA A SUA PRODUTIVIDADE

Ok! Já reconheci meu tipo de produtividade e não estou satisfeito(a) com ela. Certo! O seu caminho deverá ser outro: procurar a razão dessa insatisfação e ajustar novamente o equilíbrio da sua vida. Se tiver dificuldades em fazer isso sozinho(a) saiba que pode procurar um psicólogo para lhe auxiliar nesse processo.

Mas e o sono?

Dormir é muito importante para a saúde, inclusive ele é um dos pilares, juntamente com alimentação equilibrada e atividade física. Mas a maioria de nós subestima o sono e deixa ele em segundo plano. Observe que se eu te falar que atualmente 47,5% das pessoas trabalham entre 40h a 44h,  12,1% das pessoas trabalham entre 45h a 48h semanais e 11,9% trabalham 49h ou mais; você provavelmente não irá se assustar. Isso porque estamos habituados a considerar que uma pessoa bem sucedida trabalhe muitas horas por dia e, assim, durma o mínimo possível para estar bem. O que eu gostaria que você refletisse é que não damos a importância para o sono, sendo a primeira atividade que cortamos do nosso dia a dia.

O troco disso é que nem sempre você vai dormir poucas horas e estar preparado adequadamente para o dia seguinte. O seu corpo necessita de mais de 5h de sono diariamente para conseguir ter o mínimo de funcionamento adequado sem que você tenha perdas a nível de saúde. Imagine só as consequências de quando você dorme pouco, elas são individuais, mas estou certa que se você prestar um pouquinho de atenção vai saber me dizer exatamente do que se trata. O funcionamento cognitivo e de memória provavelmente estarão envolvidos em algum dessas consequências que você listou na forma de: dificuldade em se concentrar, dificuldade em lembrar do que tinha que fazer, procrastinação, demora em executar algumas atividades…

QUER SER PRODUTIVO TENHA BOAS NOITES DE SONO

Não durma bem apenas uma noite mas sim, todas as noites. Valorizar o momento de sono é valorizar o seu momento de recuperação e conseguir dar um UP em tudo que você irá fazer no dia seguinte. Se você tem dúvida que isso pode ser uma mudança fantástica faça uma programação e se desafie nos próximos dias:

-Priorizar o seu sono como uma tarefa muito importante do seu dia a dia

– Dormir a quantidade suficiente de horas para o seu descanso

– Não fazer uso de bebidas, alimentos e substâncias estimulantes

– Fazer uma rotina calma e relaxante para você ir se deitar

– Desligar-se de eletrônicos meia hora antes de ir para a cama

Lembre-se: Nunca desperdice o tempo que poderia estar indo para a cama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s