Psicoterapia

Método de tratamento psicológico das doenças psíquicas que utiliza como meio terapêutico a relação entre o médico e o paciente (Roudinesco & Plon, 1998). Neste caso, o trabalho do psicólogo tem o objetivo na redução ou desaparecimento dos sintomas existentes. Promove mudanças na personalidade, pode ter uma duração mais breve ou mais longa.

Quando procurar um psicólogo?

• Situações difíceis da sua vida pessoal: casamento, filhos, profissão, perdas.

• Sofrer de sintomas: depressão, ansiedade, síndrome do pânico, medos, ou compulsões.

• Queixas de saúde: dificuldades em aceitar e manter tratamentos para doenças crônicas/graves, dificuldade relacionadas ao sono e outras dificuldades em adaptar-se a alguma condição de saúde.

• Sono: dificuldade em dormir, em se manter dormir, em acordar, em se manter desperto.

• Novas fases da vida: momentos de mudança, situações desconhecidas ou ainda não vividas (maternidade, menopausa, aposentadoria, envelhecimento, adolescência, mudança de país, etc.).

• Perda de motivação: ao notar que perdeu a autoestima e a vontade de fazer as coisas.

• Traumas psicológicos: processo de enfrentamento de situações que marcaram de forma negativa a sua vida e não te permitem viver com bem-estar.

• Transtornos alimentares: bulimia, anorexia, compulsão alimentar ou obesidade.

• Sentimentos exagerados: culpa, fracasso ou cobrança.

• Resolução de questões profissionais.

• Dependência: química, uso abusivo de álcool e outros vícios.

• Dificuldades de aprendizagem e agressividade nos filhos.

Nesses casos a consulta com o Psicólogo pode ser o primeiro passo para um tratamento eficaz.

essencial que, ao escolher um psicólogo, você se sinta confortável e que o faça sentir compreendido. Procure um profissional que mantenha um ambiente de atendimento que você possa se sentir seguro para falar sobre seus conflitos e dores mais profundos]

Estas são algumas situações em que você pode procurar um psicólogo. Se você tiver alguma dúvida sobre o seu momento de vida pode entrar em contato conosco (AQUI).